1

Limão no Japão – o Maior Produtor, Benefícios para a Saúde e Limão com Formato de Coração

O limão é um poderoso aliado da saúde, ajuda a combater várias doenças e prevenir outras.

No Brasil, as variedades mais conhecidas são o tahiti, cravo, galego e siciliano.

A grande parte dos limões comercializados no Japão vem dos Estados Unidos, e uma parte em pó, da África do Sul, e em forma de suco de diversos outros países.

Hiroshima é a lider de produção de limão no Japão, responsável pelo volume de 60% da produção nacional, seguido de Ehime (24%), Wakayama (5%) e 12% demais provincias. Tem um alto teor de açúcar e acidez porém suaves, em comparação às frutas importadas.

O limão de Hiroshima tem como característica não utilizar quaisquer conservantes e pesticidas.

Se cheirarmos o limão e as folhas deste tipo de limão não sentiremos nenhum aroma. Nas folhas e também na casca do limão encontramos em abundância um líquido chamado d-limoneno, que é uma substância química, orgânica , natural encontrada em frutas cítricas, principalmente nas cascas dos limões e laranjas, responsável pelo cheiro que essas frutas apresentam.

setoda lemon.17

setoda lemon 42

d-lemoneno são os pontinhos brancos da folha e da casca.

Quando insetos e passáros tentam se alimentar das folhas e frutos, são afastados pelo cheiro característico do limão. Se pegarmos uma folha e esfregarmos bastante, é percebível o cheiro do limão. A casca do lima, se ralada ou mesmo arranhada, imediatamente reconhecemos o aroma do limão. A natureza também faz a sua parte. O pé de limão tem espinhos grandes, que impossibilitam ou dificultam que pássaros se alimentem destes frutos.

setoda lemon 44

50setoda lemon.40

No período de outubro a dezembro é comercializado limão verde, com aroma excepcionalmente alto. De janeiro a maio é comercializado o limão amarelo.Entre junho e julho encontramos escassez de oferta. E de julho a outubro, são vendidos os limões cultivados em houses, assim Hiroshima produz limão o ano todo.

setoda lemon.11

setoda lemon.9setoda lemon.15greenlemon

setoda lemon.14 houselemonsetoda lemon.14

Hiroshima, para divulgar o seu limão, tem uma infinidade de produtos entre doces, salgados, pratos culinários, bebidas feitos com seu limão. Inclusive, é produzido um limão com o formato de coração, utilizando um aparelho em cada limão para que cresçam com o formato desejado.

setoda lemon.3

setoda lemon.6setoda lemon.5

setoda lemon.13

A população e produtos de Hiroshima dão dicas:

1. Espremer o limão com a parte da casca para baixo, dá um outro sabor ao alimento.

setoda lemon 43

2. Para raspar a casca do limão e utilizar nos diversos pratos culinários, primeiro lava-se com água. Colocar sal em volta da casca e esfregar bem. Lavar em seguida. Junto com as particulas de sal, a sujeira da casca vai embora.

O valor nutritivo do Limão

  • Vitamina B: tiamina
  • Riboflavina
  • Vitamina C
  • Cálcio
  • Fósforo
  • Carboidratos
  • Proteína

Benefícios do limão

Uma das importantes ações do limão está relacionado a esta substância, d-limoneno, presente na casca do limão, um princípio ativo, que ajuda a combater a ansiedade, a depressão ou o cancro, para além de dissolver cálculos renais e desentupir as artérias.

Outra atividade relacionada ao limão é seu poder de reduzir o colesterol, ácido úrico, combatendo radicais livres e retardando o envelhecimento. Colabora para que o sistema imunológico fique mais ativo contra agentes externos. Ajudando naregeneração de tecidos inflamados.

Usado também na cozinha e no tratamento pela aromaterapia o limão é : Refrescante; Combate esgotamento mental; estimulante. Existe também dieta do limão.

A fruta é extremamente rica em vitamina tipo C, sais minerais (fósforo, cálcio e ferro), possui baixo teor de calorias, 100 gramas de limão possui aproximadamente 25 calorias.

Mais benefícios do Limão para sua saúde

  • Como um anti-séptico natural, o sumo de limão irá destruir bactérias nocivas encontradas nos cortes e outras áreas de infecção.
  • Para dor de dente, aplique sobre o suco de limão fresco no local da dor.
  • Para os problemas de pele, o sumo de limão deve ser aplicado diretamente sobre a pele seca e deixa-se especialmente para a acne e eczema, em seguida, remova com água com azeite. Importante: não saia no sol pois, pode causar manchas. O suco também é bom para a remoção de cravos pretos, sardas e rugas.
  • Suco de limão, quando aplicada aos cabelos após a lavagem, vai dar volume e brilho ao seu cabelo.
  • Suco de limão ajuda a prevenir e curar osteoartrite.
  • Ajuda a prevenir diabetes.
  • Suco de limão auxilia na prevenção do desenvolvimento e progressão da aterosclerose.
  • Suco de limão é um excelente tônico para o fígado.
  • O limão tem poucas calorias, mas é rico em vitamina C e melhora a absorção do ferro colaborando para não desenvolver anemia.
  • O limão tem substâncias antioxidantes que ajudam a combater os conhecidos radicais livres que provocam o envelhecimento precoce da pele, para tanto, deve fazer a limonada com a casca do limão, a limonada suíça.
  • O limão é muito bom para pessoas com problema frequentes de dor de garganta, tome, suco de limão e também coloque na salada diariamente.
  • Artrite reumatóide é outro problema que pode ser amenizado gradativamente e até mesmo eliminado com o uso do limão.
  • Para pessoas com ácido úrico elevado leiam este outro texto onde comento sobre a ação do limão para redução do ácido úrico elevado e até da doença causada por ele, a gota.
  • E para tosse o limão com mel é ideal,

Receitas com limão de Hiroshima

A cidade de Seto, produtora do limão de Hiroshima, tem uma homepage (em japonês) com 40 receitas variadas utilizando o limão de Hiroshima: http://www.pref.hiroshima.lg.jp/kouhou/lemon/

Abaixo as fotos das receitas publicadas

setoda lemon.20

Fontes: http://www.rotativo.org

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos!

Compar tilhe!
Clique aqui para deixar um comentário 1 comentários